O atendimento ao consumidor é feito diretamente nas Entidades Associadas ao SPC Brasil (Câmaras de Dirigentes Lojistas - CDLs ou Associações Comerciais) em todos os municípios brasileiros.

O consumidor que precisa saber como está sua situação cadastral em nossa base de dados, deverá comparecer até o balcão da Entidade da sua cidade ou da cidade mais próxima portando o seu CPF original para solicitar uma consulta.

 

 

Consulta Balcão

É um "extrato" que informa em detalhes os registros de débitos existentes (contratos, carnês, duplicatas, condomínios, cartões de crédito, mensalidades, anuidades, empréstimos, financiamentos, prestações e outros) os registros de ocorrência no CCF (Cadastro de Cheque Sem Fundos) + Cheque Lojista (os registros de cheques incluídos pelos empresários usuários do sistema SPC Brasil).

Na Consulta Balcão Completa são informados também os valores das dívidas, bem como, os dados do credor para esclarecimentos e/ou quitação da dívida.

 

Como limpar o seu nome

Procurar o SPC pessoalmente, portando carteira de identidade e CPF originais.

Terceiros: procuração assinada pelo solicitante, constando o CPF e data de nascimento do solicitante, com firma reconhecida pelo cartório; cópia do CPF e identidade do solicitante e apresentação do documento de identidade original do procurador.

O lojista tem 24 horas, a contar da data da confirmação do pagamento, para solicitar a baixa junto à CDL. A baixa é solicitada via internet, arquivo ou boleto próprio. A CDL tem 24 horas para baixar o registro no seu banco de dados.

 

Por que limpar o seu nome

Quem tem o nome no SPC:

• não pode comprar a prazo;

• não pode ser avalista;

• não consegue financiamento em bancos e instituições financeiras.

 

Como o consumidor é notificado que está inadimplente

Recebe um comunicado do SPC da CDL. Ele tem 10 dias, a contar da data da emissão do comunicado, para quitar a dívida, caso contrário, o nome é incluído no cadastro do SPC.

 

Fonte: SPC Brasil

Última atualização (Qui, 13 de Setembro de 2012 15:24)