Unlimited Web HostingFree Joomla TemplatesDeposit Poker

Sustentabilidade

Lavar lixo reciclável é desnecessário e desperdiça água, dizem especialistas

Itens descartáveis já são lavados quando chegam em cooperativas. Confira dicas sobre como separar os resíduos para reciclagem.

Eduardo Carvalho Do G1, em São Paulo

Trabalhadores separam lixo em cooperativa de reciclagem que fica no bairro de São Mateus, Zona Leste de São Paulo (Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo)

 

Quem tem o hábito de lavar o lixo doméstico antes de destiná-lo à reciclagem está gastando água com algo desnecessário, explicam especialistas ouvidos pelo G1. Lavar itens como caixas de leite longa vida, potes de iogurte, garrafas PET ou de vidro para retirar restos de alimentos não ajuda no processo de reciclagem e gera mais esgoto – que muitas vezes não é coletado e tratado.

Esses materiais de qualquer forma serão novamente lavados quando chegarem às cooperativas, onde ocorre o processo de separação do papel, plástico, vidro e metal, que, posteriormente, serão destinados às indústrias de reciclagem.

Última atualização (Sex, 07 de Fevereiro de 2014 10:27)

Leia mais...

 

A Importância de Uma Sustentabilidade Ambiental Para Todos

A sustentabilidade ambiental é uma expressão que denomina as ações feitas pelos seres humanos, a fim de suprir suas necessidades, sem comprometer a integridade dos recursos naturais para as próximas gerações. Dessa forma, uma pessoa ou instituição sustentável é aquela que toma medidas em prol do combate ao desperdício de água e alimentos, ao desmatamento, às queimadas ou qualquer dano causado ao meio ambiente, preservação da fauna e da flora mundial, entre outros.

Última atualização (Sex, 07 de Fevereiro de 2014 10:24)

Leia mais...

 

Quando a Tecnologia e o Meio Ambiente São Aliados

O conceito de tecnologia verde compreende as inovações tecnológicas desenvolvidas de forma sustentável e com a preocupação de não causar danos ao meio ambiente. Mais do que isso, em alguns casos a criação tem como única finalidade a promoção de atitudes ambientalmente corretas.

A tendência é que cada vez mais a indústria da tecnologia seja conduzida a um caminho de desperdício mínimo e com maior eficiência energética. Para isso, os gastos com pesquisa na área também são crescentes e apontam uma vantagem competitiva para empresas com política de responsabilidade ambiental.

 

Última atualização (Seg, 14 de Outubro de 2013 16:22)

Leia mais...

 

Saiba Mais Sobre o Transportes Sustentáveis

Os meios de transportes utilizados nas grandes cidades são responsáveis por mais de 25% do dióxido de carbono lançado na atmosfera diariamente. A fim de mudar este quadro, governos de todos os continentes têm investido em pesquisas para o desenvolvimento de transportes mais sustentáveis, ou seja, transportes que poluam menos e não causem tantos danos ao meio ambiente.

Uma das alternativas são os veículos movidos a biocombustíveis. Esse tipo de comburente é mais limpo que os combustíveis fabricados a partir de resíduos fósseis como o petróleo, o carvão e o gás natural. Além disso, os biocombustíveis são recursos renováveis, pois apresentam origem vegetal e podem ser produzidos a partir de oleaginosas ou da cana-de-açúcar, como é o caso do etanol.

Leia mais...

 
Mais Artigos...